O que você precisa saber sobre banho de chuveiro em recém-nascido

6 minutos para ler

Entre os rituais de cuidados com um bebê, um dos que mais tranquilizam e relaxam é o banho de chuveiro em recém-nascido. A água morna caindo pelo corpinho e o toque amoroso dos pais podem ajudar a minimizar incômodos da cólica, cansaço ou até mesmo o sofrimento com o calor.

A verdade é que a hora do banho é um momento essencial para o bebê, mas também costuma ser um instante de conexão da criança com os pais — antecedendo uma deliciosa soneca (ou como parte da rotina de preparo para o sono).

Seja no chuveiro ou na banheira, são muitas as maneiras para cuidar dos pequenos. Por isso, é natural ficar com dúvidas em meio a tantas técnicas.

Mas como garantir que o banho de chuveiro no recém-nascido será seguro? Separamos algumas dicas que vão ajudar você a dominar as boas práticas para uma boa chuveirada no bebê.

Banho de chuveiro em recém-nascido é seguro?

Tudo o que envolve um recém-nascido merece atenção redobrada. Os bebês chegam ao mundo necessitando de alguns cuidados diferenciados. Com a hora do banho, não é diferente. São muitos os desafios da paternidade e maternidade.

O banho de chuveiro em recém-nascido deve acontecer apenas a partir do momento em que os pais se sentirem seguros. Mas também existem alguns acessórios ou utensílios que podem contribuir bastante para que o momento seja proveitoso.

A boa notícia é que não faltam motivos para experimentar a prática — e falaremos sobre eles daqui a pouco. Afinal, antes mesmo do nascimento do bebê, os pais já podem avaliar o que deve ser incluído no enxoval do bebê para deixar a hora do banho mais segura.

Mas por que o banho parece tão interessante para um bebê? A água que sai do chuveiro, na temperatura ideal, pode ser extremamente relaxante para a criança. Além disso, o momento também pode ser um convite para a paternidade consciente, fortalecendo os laços da criança com a família.

Apostando em alguns cuidados com o recém-nascido, o banho de chuveiro pode ser não apenas seguro, mas também delicioso. Saiba como se preparar, a seguir!

Como dar banho de chuveiro em recém-nascido?

Existem alguns truques e pontos de cuidado para que o banho de chuveiro seja seguro e prazeroso para o bebezinho.

Cuidado com a temperatura

Antes de começar a banhar o seu recém-nascido no chuveiro, um ponto essencial é garantir que a temperatura da água vai ser adequada. O banho deve ser morno — nem frio, nem quente. Então, uma boa dica é testar a água com a parte interna do braço, que é mais sensível (mais próxima à sensibilidade da pele da criança). Alguns pais gostam de incluir o termômetro entre os utensílios de bebê essenciais.

Organize o ambiente

Para minimizar os riscos para a saúde, lembre-se de fechar as janelas ou possíveis correntes de ar frio que podem atingir o recém-nascido durante o banho de chuveiro. Vale também lembrar de separar roupinha, toalha e todos os itens que serão utilizados no pós-banho. Durante o inverno, então, o processo deve ser ainda mais cuidadoso.

Dê o banho por partes

Diferentemente do banho de chuveiro dos adultos (e até mesmo das crianças maiores), o banho em recém-nascido deve ser feito com calma e por partes. Nada de colocar o pequenino repentinamente debaixo da água forte, ensaboando todo o corpinho de uma só vez. Paciência é essencial, então vá por partes, de cima para baixo.

Use os produtos certos

Os primeiros dias de um bebê em casa inclui adicionar alguns produtos de higiene próprios para o recém-nascido. Utilizar os produtos corretos é benéfico para a segurança da pele da criança, que é um pouquinho mais sensível e delicada.

Atenção ao tempo do banho

Por mais que o bebê possa estar curtindo muito o banho, é necessário lembrar que ele não deve ser longo. Para os recém-nascidos, a prática deve ser tranquila, mas não requer mais do que 20 minutos debaixo da água. Esse é o tempo suficiente para tranquilizar e limpar a criança.

Agora que você sabe quais cuidados tomar na hora do banho de chuveiro em recém-nascido, aproveite para conferir os benefícios da prática!

Quais são os benefícios de banhar o recém-nascido no chuveiro?

O banho de chuveiro no bebezinho é ideal para relaxar e conectar os pais com a criança. Aliás, é uma ótima escolha para amenizar as dores do bebê com cólica, ou mesmo para tranquilizar um recém-nascido agitado pelo calor ou com algum estímulo externo (como visitas em casa).

Se você ainda não se convenceu de que o banho de chuveiro é uma opção segura para a sua criança, veja a seguir algumas das vantagens da prática.

Reforça o vínculo

O banho em uma criança pode ser um momento de troca e de exploração. Na companhia dos pais, o recém-nascido começa a descobrir o universo ao seu redor. São muitas as sensações e as emoções exploradas nesse momento. Por isso, é uma oportunidade que potencializa a conexão com o adulto.

Fortalece o sistema imunológico

O desenvolvimento do sistema imunológico do bebê começa durante a gravidez, mas continua nos primeiros anos de vida. Os atos de brincar, se sujar e se limpar fazem parte da maturação do corpo para a sobrevivência saudável no mundo exterior.

O som do chuveiro pode acalmar o bebê

O barulho da água caindo e o contato com o corpinho da criança podem ser extremamente envolventes. Afinal, para um recém-nascido que passou meses e meses no útero, o som pode resgatar memórias e trazer a sensação de segurança.

O banho de chuveiro em recém-nascido tem tudo para ser uma diversão. Para os pais que ainda não se sentem 100% seguros com a prática, vale reforçar que existem acessórios incríveis que permitem que o momento do banho seja ainda mais leve e simples.

Além das tradicionais banheiras de banho, acessórios como o Bubble Nest são extremamente versáteis, fáceis de higienizar e adequados para as mais diversas fases do desenvolvimento da criança.

Agora que você conhece os cuidados e benefícios relacionados ao banho de chuveiro em recém-nascido, confira acessórios que podem ajudar você nessa adorável missão!

Posts relacionados

Deixe um comentário