Chá de bebê: o que você precisa saber sobre essa festa divertida

6 minutos para ler

O chá de bebê é um evento divertido, que serve para você reunir seus parentes e amigos em torno da chegada do seu filho, aproveitando para celebrar o momento e ganhar presentes que vão ajudar na maternidade que se inicia. Como as fraldas são um dos itens mais caros e necessários, alguma pessoas preferem focar os presentes só nelas. Por isso a diferença entre um chá de bebê e um chá de fralda.

Para ajudar na organização da sua festa, trouxemos algumas sugestões que podem ser interessantes para você. Também vamos falar um pouco mais sobre as trocas de fralda e o que você precisa saber sobre o assunto.

Depois que você e o pai do seu filho entenderem melhor todo esse processo podemos partir para um momento esperado e divertido: o chá de bebê! Vamos lá?

Organize o chá de bebê

O chá de bebê costuma acontecer algumas semanas antes do nascimento do pequeno, e é um evento que une o útil ao agradável. Afinal, você consegue, de uma vez só, reunir seus familiares e amigos para celebrar o filho que está chegando, e ganhar de presente vários dos itens que você vai precisar, ajudando nas economias.

Há várias coisas para se fazer ao organizar o seu chá de bebê, por isso, é comum que amigos e familiares ofereçam ajuda para você e seu companheiro. Se vocês sentirem que precisam de auxílio, pensem em alguém próximo e disponível, que poderia dar uma força, como uma das vovós.

Nesse momento tão íntimo e especial, o mais importante é se cercar de pessoas que você gosta. Então, lembre-se de escolher uma data em que elas possam ir. Não se esqueça de mandar o convite com certa antecedência.

Avise, já nesse momento, se será um chá de bebê ou um chá de fralda. Se quiser, indique opções de presente que você gostaria, mas tente não se preocupar tanto com isso, pois no fim das contas, o que deixará você mais feliz é a presença das pessoas.

Além disso, deixar-se surpreender pelos presentes também pode ser tão legal e especial quanto ganhar o que se deseja. Sobre as fraldas, o mais importante é ter variedade de tamanhos e marcas, para ter mais opções de adaptação ao corpo e ao crescimento do seu bebê.

Sirva os melhores comes e bebes

É cada vez mais comum os pais inventarem temas e brincadeiras para seus chás de bebê, pois são uma forma divertida de engajar seus convidados na festa. Isso não é obrigatório nem necessário, se você não quiser, mas mesmo se preferir algo simples, você terá que decidir algumas coisas, como o horário do evento e o que servir.

Pense como vocês gostariam de celebrar com seus amigos e familiares. Você pode fazer algo mais tranquilo, como um chá da tarde ou um brunch, ou algo mais animado, como um chá-bar. Tudo dependerá do seu gosto, criatividade e do quanto deseja investir.

Como em qualquer festa, também é importante você ter uma previsão de quantas pessoas vão, para evitar que falte ou sobre bebidas ou comidas. Se você gosta de brincadeiras, há uma infinidade de jogos típicos de chás de bebê. Vale a pena dar uma pesquisada e conversar com outras pessoas pra ver se você se anima em agitar alguma brincadeira clássica ou, até mesmo, inventar uma nova.

Confira as melhores sugestões de presentes para esse evento

Para você que vai a um chá de bebê pela primeira vez, algumas dicas de presente (além das fraldas), são acessórios de banho e alimentação, roupinhas, brinquedos e livros infantis. Algumas coisas ainda não servirão para o recém-nascido, mas certamente serão usadas conforme ele crescer, então, vale presentear.

Algumas mamães gostam de elaborar suas listas de chá de bebê em sites. Isso facilita muito a vida dos convidados, que terão mais certeza de acertar na escolha.

Se ela não estiver disponível, tente buscar presentes que aliem utilidade, beleza e um teor de encantamento (afinal, quem não se derrete por itens feitos para os pequeninos, não é mesmo?). Um bom exemplo é o termômetro digital, essencial para o kit de saúde dos bebês.

Caso prefira, você pode escolher um móbile para berço que tenha a ver com a decoração do quarto. Outra lembrancinha que não tem erro são os boddies ou outras roupinhas para bebês. Você pode dar de tamanhos variados, pois é certo que os nenéns vão usar esse tipo de peça por bastante tempo.

Saiba mais sobre a troca de fraldas

Recém-nascidos usam pelo menos oito fraldas por dia, ou seja, em apenas um mês você vai trocar mais de 200 fraldas. Apesar disso, não é uma boa ideia fazer um estoque gigantesco de fraldas descartáveis, pelo menos não até saber qual delas se adapta melhor ao seu filho (não vaza, não aperta, não irrita a pele etc.).

Ainda assim, você pode ter que mudar a marca e o tipo da fralda conforme ele crescer. Alguns itens indispensáveis para a troca diária das fraldas são:

  • algodão molhado, para limpar o bumbum do bebê;
  • pomada, para passar nas virilhas e prevenir assaduras (teste marcas diferentes como com as fraldas);
  • lenços umedecidos, para limpar o bebê e você mesma durante a troca;
  • um potinho ou garrafa térmica com água morna, para molhar o algodão e limpar o bumbum do neném. 

Como o volume de trocas de fralda é muito grande, é importante você ter um lugar adequado para realizar essa tarefa na sua casa, que normalmente é uma cômoda ou uma bancada com um acolchoado plastificado e fácil de limpar. Ter esse apoio com uma altura adequada vai ajudar a evitar dores nas costas da mãe ou do pai.

Nas trocas fora de casa, a bolsa de maternidade também pode agilizar sua vida, pois ajuda a ter sempre à mão os itens necessários para fazer tudo.

Fraldas de pano são cada vez mais usadas e também funcionam bem. Porém, é necessário ter em grande quantidade e ter tempo para lavá-las e secá-las. Então, é comum que as pessoas que optem por esse tipo de fralda também acabem usando um pouco as fraldas descartáveis no dia a dia, pela praticidade.

A chegada do bebê é um momento especial e importante. Promover a festa com o chá de bebê pode ajudar você a celebrar essa fase, organizar o enxoval com mais economia e diversão, além de se preparar para a rotina relacionada ao pequeno, que logo chegará a sua vida.

Gostou das nossas dicas? Tem alguma sugestão para ajudar outras famílias a prepararem essa festa? deixe um comentário com as suas experiências!

Posts relacionados

Deixe um comentário