Como fazer o desfralde? Veja os sinais de que a criança já está pronta

6 minutos para ler

Quase todas as mães — se não todas — já receberam alguma opinião sobre o desenvolvimento do bebê em algum momento da jornada materna, não é mesmo? Como se o crescimento e o aprendizado fossem uma competição de quem faz o que primeiro. Calma, não precisa se preocupar com isso, afinal, cada criança tem seu tempo!

O mais importante é você conhecer o seu bebê e perceber os sinais que indicam cada fase. Portanto, para saber como fazer o desfralde, é preciso reconhecer alguns sinais de que ele está pronto, muito carinho e um tantinho de paciência. Confira, neste post, como se preparar para esse momento!

Qual a importância de esperar a hora certa para o desfralde?

Começar o processo de tirar a fralda no momento certo faz uma grande diferença na maneira como ele ocorrerá. Se a criança já estiver pronta fisiológica e psicologicamente, tudo vai acontecer de forma harmônica, e quando você se der conta, ela já estará pronta para andar livremente de cueca ou de calcinha.

O processo envolve uma grande transformação, por isso, o momento certo exige que ela já tenha consciência de que é capaz de controlar o próprio corpo. Além do mais, nesta fase, também serão necessárias algumas mudanças nos hábitos da família que podem ajudar no desfralde, como permitir que ela vá junto ao banheiro, por exemplo.

Como fazer o desfralde de forma gentil?

Não é preciso forçar a barra para que a criança deixe de vez as fraldas. O processo pode demorar dias ou meses e, novamente, depende de cada criança, por isso não crie expectativas exageradas e comemore sempre cada pequeno avanço.

Algumas atitudes simples podem colaborar para que tudo corra de forma natural. Com diálogo e um pouco de criatividade, você pode fazer com que ela veja o banheiro de um jeito que ela nunca percebeu.

Mostre que ali é o ambiente da casa próprio para fazer xixi e cocô, e que ela pode começar usando o peniquinho se não se sentir confortável com o vaso. Instale um redutor de assento e explique como o recurso pode auxiliá-la nessa tarefa.

Sem fazer comparações, diga que a fralda é usada por bebês e, como ela cresceu, já pode também fazer suas necessidades no banheiro, como os outros membros da família. Ensine de forma didática e repetida, para que ela desenvolva consciência sobre o momento certo de usar o local.

O exemplo é a melhor maneira de ensinar os pequenos, por isso permita que eles vejam o pai e a mãe usarem o banheiro. Com a observação eles começam a perceber que há diferenças na forma como meninas e meninos usam o vaso sanitário.

Aproveite o momento para fazer brincadeiras, contar histórias e dar “tchau” para as fezes. Pode parecer engraçado — e é — mas funciona muito bem. Procure vestir a criança com roupas que ela mesma possa tirar se precisar fazer xixi e explique como fazer.

Pergunte, de tempos em tempos, se ela precisa ir ao banheiro. Muitas vezes elas estão tão compenetradas na brincadeira que deixam para o último segundo e não conseguem segurar. Não brigue, só explique que ela precisa ir logo que sentir vontade.

É possível encontrar calcinhas e cuecas próprias para essa fase, que são confeccionadas com camadas extras e ajudam a segurar pequenos escapes.

Quais são os sinais de que a criança está pronta para o desfralde?

Do mesmo jeito que a observação ajuda o bebê a aprender, ela também permite que você reconheça alguns sinais importantes para começar a fazer o desfralde. Entenda!

Tem capacidade de controlar a evacuação e o xixi

Nos primeiros meses de vida, principalmente logo após a amamentação, é comum a criança fazer cocô. Quando ela já consegue ficar um tempo com fralda sequinha, sem xixi, ou tem um horário de costume para evacuar, é um sinal de que ela já controla a musculatura responsável por regular essas duas necessidades fisiológicas.

Outro sinal de que ela já está preparada é quando consegue subir mais de 5 degraus sem ter que se apoiar, isso indica que a musculatura que envolve a região do assoalho pélvico se desenvolveu de forma adequada.

Fica incomodada com a fralda suja

Quando a criança pede para ser trocada depois de ter feito xixi ou cocô, é um sinal de que a fralda suja está incomodando. Aproveite o momento para apresentar o banheiro e mostrar que ele é uma alternativa bem mais confortável, e basta que ela avise você quando sentir vontade.

Avisa que vai fazer xixi e cocô

Ela pode não saber pedir ainda, mas fala as palavras como se estivesse avisando que vai fazer suas necessidades. Sempre que acontecer isso, pergunte se ela quer usar o peniquinho ou o vaso. Aproveite o momento para mostrar o xixi ou o cocô que ela fez.

Quando a criança começa a se interessar pelo vaso sanitário ou pelo penico, deixe que ela use sempre que quiser, mesmo que não faça nada.

Tira a própria fralda o tempo todo

Esse é um bom sinal de que ela está incomodada, então aproveite para ensinar que, para ficar sem fralda, ela precisa usar o banheiro sempre que sentir vontade. Explique o que é o xixi e o cocô, e porque não ela não poderá ficar sem a proteção se não usar o sanitário.

A idade em que isso costuma acontecer pode variar muito. Os sinais podem aparecer a partir de 1,5 ano de idade, mas a maioria só estará totalmente pronta após os 3 anos. Apenas após os 5 anos, se a criança ainda tiver dificuldade, é que será preciso procurar um especialista.

Não se preocupe com a questão da idade e nem faça comparações, ela é apenas um dos fatores que contam nessa fase. O mais importante é você entender como fazer o desfralde acontecer de maneira natural. Tenha paciência e demonstre carinho, que tudo vai correr bem!

Seu bebê ainda está longe do desfralde mas já entrou na fase das papinhas? Confira esse artigo sobre o método BLW na alimentação!

Posts relacionados

Deixe um comentário