Como fazer um chá de bebê online? Veja dicas!

6 minutos para ler

Já ouviu falar sobre chá de bebê online? Essa é uma tendência que tem crescido nos últimos anos com o avanço da internet e que tem se mostrado uma boa alternativa para os pais comemorar a chegada de uma nova vida com aqueles que não podem estar por perto.

Afinal, há quem mora longe da futura mamãe, quem está viajando a trabalho, aqueles que têm uma agenda complicada ou mesmo que estão adoentados e vão permanecer em casa para cuidarem da saúde — algo que se tornou ainda mais comum em tempos de pandemia.

Pensando nisso, montamos um post para explicar em detalhes como esse momento funciona virtualmente e o que você precisa fazer para planejá-lo sem dificuldades. Confira!

Como funciona um chá de bebê online?

O chá de bebê online é mais simples do que parece e busca manter a mesma essência da versão presencial. Basicamente, ele ocorre por meio de uma plataforma de videochamada da sua preferência que pode ser acessada pelo celular, tablet e/ou computador.

Para tanto, é preciso que todos os participantes tenham uma boa conexão à internet, preferencialmente banda larga. Isso porque quem usa 3G ou 4G para esse tipo de atividade pode ter o pacote de dados consumidos antes do fim do encontro virtual e ter problemas com a qualidade do vídeo, na qual as imagens ficam borradas ou lentas demais.

Uma vez que todos estão conectados, o chá de bebe começa com os amigos e familiares trocando figurinhas sobre a vida, comentando as expectativas para a chegada do neném e conversando sobre como andam os preparativos no lar dos novos pais.

A partir daí podem acontecem algumas brincadeiras e jogos para animar o pessoal e dar boas risadas, ser feita a abertura dos presentes que você já recebeu na sua casa e rolar um pequeno tour que revela como está a decoração do quarto do bebê.

Caso queira, você pode montar e enfeitar um pequeno espaço em casa para usá-lo como cenário durante o encontro virtual. Dá para usar alguns balões, flâmulas, adesivos de parede, luzes LED e o que mais a sua imaginação mandar.

Em relação aos comes e bebes, você tem duas possibilidades já que não vai receber convidados presencialmente. A primeira é não encomendar buffet, evitando, assim, gastos sem necessidades para apenas você e quem mora no seu lar.

A segunda — e mais interessante — é propor que todo mundo que vai participar da videochamada compre o mesmo quitute (como um bolo de chocolate, um brigadeiro, um cupcake ou um brownie), para o momento do chá de bebê.

Assim, quando surgir a fome, todo mundo vai estar compartilhando da mesma comida, por mais que seja à distância, e ninguém fica passando vontade com o lanche do colega do outro lado. Que tal a ideia?

Como organizar um chá de bebê online?

Agora que já esclarecemos como funciona um chá de bebê online, pegue papel e caneta e anote as principais dicas para planejar esse momento especial e garantir que tudo saia na mais perfeita tranquilidade.

Basta lembrar que essa é uma data para celebrar e reunir muito amor e carinho pelo bebê que está por vir, não é dia para ter perrengues, não concorda? Portanto, leia com atenção!

Escolha uma plataforma

O primeiro passo é escolher a plataforma de videochamada que será usada. Isso é importante para que você se familiarize com o funcionamento dela (se é acessado por convite via e-mail, por link de sala virtual ou aplicativo, por exemplo) e saiba agir com rapidez caso surjam imprevistos ou problemas técnicos.

Ao fazer isso, você pode realizar alguns testes entre diferentes plataformas para descobrir qual é a mais fácil de ser acessada e utilizada, qual tem uma conexão mais estável, qual permite mais pessoas conectadas simultaneamente e por aí vai. Alguns das mais populares são o Skype, o Google Meet, Zoom e FaceTime.

Faça uma lista de presentes virtual

Achou a plataforma ideal para o seu chá de bebê? Pois agora é a hora de montar a sua lista de presentes. A questão é que como esse encontro será realizado virtualmente, nada mais natural que ela siga o mesmo caminho.

Dá para fazer da seguinte forma: você cria um arquivo na nuvem e insere os mimos que gostaria que o neném ganhasse, como carrinho de bebê, cadeirão, andador, jumper, brinquedos para a primeira infância e itens para o enxoval do bebê.

Ao lado de cada um deles, você sinaliza em qual loja online os convidados podem encontrá-los, como é o caso do site da Ri Happy. Com isso, as pessoas podem comprá-los sem precisar sair de casa e o melhor: colocando a sua residência como o endereço de entrega do produto. Tudo prático e descomplicado!

Pense em brincadeiras para o momento

Como falamos lá no primeiro tópico, esse é um momento de descontração e que casa muito bem com brincadeiras para animar o pessoal. Por isso, vale a pena selecionar algumas que sejam fáceis de explicar e, em especial, fazer remotamente, como adivinhação de quem é o presente X ou Y, jogos de perguntas e respostas sobre gestação, jogo do “quem sou eu?”, desafio de desenhos, mímica etc.

Crie um convite virtual bonito

Por último, crie um convite sem medo de investir nas cores e ilustrações para deixá-lo mais alto astral, leve, bonito e, é claro, chamativo. Isso é importante, uma vez que ele será entregue virtualmente por e-mail, WhatsApp ou redes sociais que já contam com muito informação diariamente. Portanto, o convite tem que se destacar!

Além disso, não se esqueça que esse material deve ser o mais claro e informativo possível sobre como e quando o chá de bebê será realizado. Uma boa sugestão é inserir nele um quadro de perguntas frequentes com as respectivas respostas de cada uma. Assim, evita-se questionamentos e confusões entre os convidados.

E então, deu para sanar suas dúvidas sobre o que é e como funciona o chá de bebê online? Pois comece a colocar em prática as dicas que apresentamos e planeje esse dia especial de maneira organizada e eficiente. Lembrando que essa é uma opção não só mais econômica, mas principalmente mais segura enquanto dura a pandemia, viu?

Afinal de contas, fazendo isso, você evita uma aglomeração, não expõe a si mesmo e aos seus familiares e amigos à Covid-19 e não desrespeita os possíveis decretos de isolamento social ou lockdown na sua cidade.

E se você está animado para montar sua lista de presentes, não deixe de assinar a nossa newsletter para se inspirar nos diferentes mimos para o seu bebê!

Posts relacionados

Deixe um comentário