Decoração do quarto do bebê: dicas para deixar o ambiente aconchegante

6 minutos para ler

Pensar na decoração do quarto do bebê pode ser uma experiência incrível! Nas 40 semanas que antecedem o nascimento da criança, é possível organizar o ambiente, providenciar possíveis reformas e adequações, além de sonhar com um cômodo incrível — ainda que funcional.

A escolha de uma temática para a decoração é apenas um dos pontos que devem ser avaliados. Os papais devem considerar as questões estéticas, sem abrir mão da segurança e da praticidade ao idealizar o cantinho ideal. Os móveis também vão desempenhar um papel essencial.

Curtindo a expectativa para a chegada do bebê? Aproveite para conferir as dicas que separamos para deixar o quarto aconchegante e com tudo que o bebê precisa.

Por que investir na decoração do quarto do bebê?

Organizar a decoração do quarto do bebê é um projeto muito especial. Além de cuidar do enxoval, os papais também devem pensar com cuidado na decoração do ambiente que vai receber o recém-nascido durante tantas horas nos primeiros meses de vida.

Mas engana-se quem pensa que o quartinho da criança é um assunto puramente estético. Existem questões práticas e de funcionalidade que podem até mesmo impactar o andamento da rotina familiar.

Uma boa decoração deve:

  • garantir a segurança do bebê;
  • melhorar a dinâmica das trocas de fralda;
  • contribuir para a organização dos acessórios;
  • acompanhar o desenvolvimento da criança;
  • criar um ambiente propício para as primeiras experiências.

Antes da chegada do bebê, um bom caminho é organizar um painel de referências, utilizando ferramentas como o Pinterest, e realizar uma pesquisa de inspirações que possam fazer sentido para o estilo da família.

Além disso, você pode preparar uma planilha ou lista com todas as suas decisões, facilitando o acompanhamento das ideias, que podem mudar bastante no decorrer dos primeiros meses de gestação.

A melhor hora para iniciar os preparativos é por volta do segundo trimestre, quando a energia da mamãe ainda está alta e há tempo suficiente para encomendar produtos, contratar fornecedores ou seguir com pequenas reformas sem oferecer risco para a criança.

Mas na prática, como isso acontece? Entenda a seguir.

Quais são as principais dicas para acertar nas escolhas?

Se você não sabe por onde começar a pensar na decoração do quarto do bebê, vamos te ajudar com alguns direcionamentos práticos.

Escolha um tema

O primeiro passo para construir um ambiente aconchegante para a criança é a escolha do tema. A decoração vai ser guiada pela inspiração central, que pode ser pensada a partir de elementos gráficos, ursinhos, aviões, ou o que fizer o seu coração bater mais forte.

Defina as cores

Depois de decidir qual será o tema do ambiente, o próximo passo é a seleção das cores. Entre tons pastel, ou o uso de tonalidade vibrantes, vale considerar o impacto da cartela no espaço. O quartinho pode ficar muito mais leve e aconchegante com tons sutis, que favorecem a iluminação e são menos agressivos para a visão em desenvolvimento do recém-nascido.

Avalie as tendências

No mercado baby as tendências não faltam. Existem caminhos diversos que podem ser explorados na hora de pensar na decoração. Conferir o que tem sido feito e pensado por decoradores, designers ou mesmo pelos influenciadores digitais, pode dar dicas importantes sobre qual caminho seguir.

Tenha um ponto focal

Depois de escolher o tema do ambiente, aproveite para decidir qual será o ponto focal na decoração do quarto do bebê. Nessa parede devem ficar os principais elementos decorativos, que podem estar próximos ao berço para centralizar os principais elementos do cômodo.

Pense em uma área de higienização e trocas

Enquanto o berço pode ser o móvel mais desejado, o trocador é o item que mais fará mais parte da rotina da mamãe e da rede de apoio nos primeiros meses de vida do bebê. Portanto, vale a pena organizar a área de forma que o acesso às fraldas, pomada, lenços umedecidos e trocas de roupa seja facilitado. Além disso, é essencial contar com uma lixeira próxima.

Utilize móveis funcionais

Um dos desafios na hora de montar o quartinho é a compreensão de que uma criança passa por várias fases diferentes nos seus primeiros anos de vida.

Se, enquanto recém-nascido o bebê precisa de um local seguro para dormir, por volta dos seis meses ele já precisa de uma área ampla para explorar o chão e os movimentos do corpo.

Nessa hora, móveis funcionais podem fazer toda a diferença. Existem berços que podem ser ajustados, conforme o crescimento da criança, além de outros móveis que podem ir ganhando novas funções conforme o bebê cresce.

Quais são os itens indispensáveis para o quarto do bebê?

Depois de pensar na decoração e definir o estilo e as cores para o ambiente, chega a hora de pensar em quais são os itens (entre móveis e complementos) que não podem faltar no quartinho do bebê.

Confira a seguir a lista de itens essenciais, para você se organizar.

Os elementos de decoração também não podem faltar. Aproveite para adicionar um mobile, quadrinhos, ou até mesmo um papel de parede para dar aquele toque super especial. Vale lembrar que os elementos da decoração do quarto do bebê podem ser ajustados com o passar do tempo, refletindo o gosto da meninada.

Porém, é importante ir com calma antes de comprar tudo o que parece ser necessário para a criança. Pense que alguns objetos podem ser adquiridos com o passar do tempo. Por isso, mais importante que ter o quarto perfeito ao final do nono mês de gravidez é ter previsibilidade do que pode ser incorporador em cada etapa do desenvolvimento — e se organizar para tal.

Onde encontrar os melhores itens para decoração do quarto do bebê?

A facilidade na análise e na compra dos móveis, acessórios e até utensílios para a decoração do quarto do pequeno é um grande diferencial para qualquer gestante. Por isso, dê preferência para as lojas com muitas opções, nas quais é possível centralizar a compra em um pedido só.

Os pedidos online certamente ajudam muito os papais que estão 100% focados nos preparativos para o nascimento e, também, não querem quebrar os protocolos de distanciamento social.

Agora que você já sabe pode onde começar, que tal navegar por uma seleção incrível de itens de decoração do quarto do bebê? Acesse a Ri Happy e inspire-se!

Posts relacionados

Deixe um comentário