Ensaio fotográfico de gestante: veja dicas de como fazer!

7 minutos para ler

A chegada do bebê envolve alguns momentos bem especiais e que vão deixar lembranças doces para toda a vida, não é? A decoração do quarto do pequeno, as primeiras roupinhas do enxoval e, claro, o ensaio fotográfico de gestante.

O momento de fazer as fotos da gravidez é muito esperado tanto pelas futuras mamães quanto por todos que estão por perto durante a gestação. A barriga crescendo, as emoções à flor da pele e a expectativa de ver a cara da criança tornam o ensaio de gestante um dos marcos da gravidez.

Por isso, para aproveitar ainda mais sua sessão de fotos, é legal seguir alguns cuidados. Como não esperar até a última semana para fotografar — até porque, existe sempre a chance de seu filho chegar com alguns dias de antecedência, já pensou? A gente explica todos eles neste texto.

Aproveite a leitura e, acima de tudo, esse momento único!

Como organizar o ensaio fotográfico de gestante?

Hoje, existem inúmeros estúdios de fotografia que se especializam em fotos de gestante. Você pode escolher um desses ou, caso tenha um fotógrafo na família ou entre os amigos, também pode apostar nessa opção. Nossas dicas foram pensadas nessas duas situações, ok?

A seleção do profissional

Existe uma química entre a equipe que fará o ensaio fotográfico e a gestante que acaba influenciando diretamente o resultado das imagens. Por exemplo, se você não se sente à vontade com o fotógrafo e assistentes, vai ser mais difícil se soltar durante a sessão.

Então, nossa dica é conversar antes com esse time e entender se você está à vontade com eles para que o seu ensaio fotográfico de gestante fique de acordo com as suas expectativas. Assim, mesmo que amigos indiquem muito a equipe, não deixe de trocar uma ideia antes de fechar, ok?

Também vale combinar quando as imagens serão entregues e quantas fotos serão reveladas no álbum físico.

A escolha do local

A escolha do local pode marcar momentos especiais da sua gestação, da sua vida ou mesmo serem lugares bonitos, que encham os olhos na hora de ver as imagens. Inclusive, o ensaio pode ser feito em partes: no quartinho do bebê e na sua casa, no estúdio fotográfico e em outros locais que fazem sentido para sua história.

Agora, se for contar com fotógrafos que não tenham estúdio, a dica é alugar um espaço ou escolher localizações diferentes. Pense nisso considerando questões climáticas — afinal, a gente sempre pode ter uma surpresa.

O estilo do fotógrafo

Também é fundamental dar uma analisada nas fotografias e demais ensaios que o profissional escolhido costuma fazer pra ver se você gosta mesmo desse estilo.

É que todo fotógrafo é um artista e, como tal, tem suas preferências, que podem ser refletidas em fotos com cores mais vivas, sombras marcadas, luminosidade como diferencial etc. Ou seja, é complicado mudar esse estilo da água para o vinho, portanto, garanta que você está de acordo com esse estilo fotográfico, fechado?

A seleção do tema

Eis aí outro ponto que você deve escolher antes de combinar com os profissionais que estarão envolvidos em seu ensaio fotográfico de gestante. Muitas pessoas amam fotos na natureza e optam por um tema que foge um pouco da normalidade do dia a dia.

Fotos na praia, por exemplo, como a influencer de moda, beleza e viagens Carol Jannini fez com o marido, ficam especiais — ainda mais quando a gente aproveita o entardecer e garante beleza a partir da simplicidade do pôr do sol.

Mas também é possível usar locais que sejam especiais, como um ponto da cidade que você adora, sua casa, um parque etc.

A data ideal para fazer

Em geral, o ensaio leva algumas horas para ficar pronto: tem toda a sua preparação, a montagem dos equipamentos, troca de roupas e cia. Por isso, escolha um dia que seja tranquilo, em que o casal não tenha mais nenhum compromisso. Se você trabalha, a dica é fazer sua sessão de fotos de gestante no final de semana ou usar um dia de folga. Afinal, é um momento marcante demais para ter pressa!

E em qual período da gestação?

Como a gente comentou no comecinho deste texto, evite deixar para as duas últimas semanas de gestação. Primeiro, porque imprevistos acontecem, né? Vai que seu pequeno é do time dos adiantadinhos.

Segundo, porque quanto mais avança a gravidez, muitas mulheres tendem a ficar mais indispostas ou inchadas. Sendo assim, a dica é realizar o ensaio de gestante entre a fase das 24 a 32 semanas. Se for uma gravidez de gêmeos, pode até ser antes da 24ª semana.

Mas nada impede que você faça mais de um ensaio e vá mostrando as diferentes fases da gestação, o que acha? Uma dica que fica bem fofa é escolher um top e uma bermuda e ir usando mês a mês, fotografando sempre atrás do mesmo fundo para acompanhar cada avanço!

O envolvimento da família

Suas fotos de gravidez ficam ainda mais especiais quando você traz junto as pessoas que estão participando do momento, seja o pai da criança, um irmãozinho do baby ou vovós e vovôs. Vale até colocar o pet no meio, caso você tenha um — como a Carol Jannini também fez.

A decisão do figurino

Se você fechar com um estúdio profissional, é provável que nem precise se preocupar com a questão das roupas, pois esses locais contam com inúmeras peças de acervo. Nesse caso, o cuidado principal é gostar dos looks disponibilizados e sentir que eles, de fato, representam quem você é. Caso contrário, você mesma pode levar suas peças preferidas ou comprar algumas.

E uma dica essencial: leve objetos do enxoval de seu filho para a sessão — sapatinhos, bichos de pelúcia ou até um macacão. Essas peças dão um toque apaixonante para as imagens.

A escolha das poses

Para quem não está acostumada a ser fotografada, a dica é confiar no fotógrafo e sentir uma conexão com a equipe, até porque os profissionais vão guiando você para fazer as poses. Agora, se você vai fazer fotos mais caseiras, com um fotógrafo que não é profissional, algumas dicas são clássicas:

  • olhar para a barriga com meio sorriso, essa da Carol ficou linda;
  • colocar a mão na barriga sempre dá certo;
  • fotos mais de cima, colocando a barriga em destaque também ficam bonitas;
  • deitada em um gramado;
  • abraçada com o marido e muito mais!

A gravidez é um momento muito especial, você sabe. Ficar com a criança no forninho merece inúmeros registros desse desenvolvimento e, claro, um ensaio fotográfico de gestante caprichado vai proporcionar imagens que você vai seguir olhando por toda a vida! Só não se esqueça, mesmo na correria da maternidade, de seguir registrando os primeiros momentos de seu bebê, como banho, mamadas e outros. Essas lembranças são especiais demais!

Agora, que tal ler sobre as dicas para organizar um chá de bebê virtual incrível? É só continuar no blog da Ri Happy Baby!

Posts relacionados

Deixe um comentário