Fases da gestação: mamãe, você sabe o que está acontecendo com o seu corpo?

3 minutos para ler

A gravidez é uma experiência de muitas transformações na vida da mulher. Além da grande expectativa pela chegada do bebê, são esperadas algumas alterações e mudanças físicas e emocionais durante as fases da gestação.

Alterações de humor, sono, apetite e disposição física são normais e esperadas. Esses sintomas costumam ser mais intensos até o terceiro mês da gestação. Após esse período, eles diminuem e a gestação se torna um processo mais tranquilo até o sétimo mês. Nas semanas finais, é natural que você volte a ter algum desconforto físico. 

Conheça mais as fases da gestação, as principais transformações esperadas e os sintomas mais comuns que podem ocorrer em cada etapa do processo.

O que esperar do primeiro trimestre da gestação?

Esse período inicial é marcado por sintomas semelhantes aos da TPM (tensão pré-menstrual). Enjoos, vontade de urinar, olfato sensível, dores e sensibilidade nos seios. Desejos ou aversões a determinados alimentos também costumam ocorrer nessa fase da gestação.

Além das sensações físicas, algumas mulheres podem ficar mais emotivas e com a sensibilidade mais aguçada. Não se assuste se as suas emoções oscilarem e você sentir raiva ou vontade de chorar sem grandes motivos. É fundamental que seu parceiro e as pessoas próximas sejam compassivas e compreensivas com você.

Quais serão os desafios do segundo trimestre da gravidez?

A partir do quarto mês, a tão desejada barriguinha de grávida começa a dar seus primeiros sinais. A maioria dos sintomas cessam e a necessidade de urinar muitas vezes ao dia diminui, assim como os desejos e os enjoos. A gravidez se torna uma experiência mais tranquila e gostosa durante esse período.

É natural que você sinta prisão de ventre, por isso, é essencial manter uma alimentação equilibrada, principalmente rica em vegetais e frutas, nesse período.

Como será o terceiro trimestre da minha gestação?

No último trimestre, é comum que cresçam as expectativas e a ansiedade da futura mamãe. Além disso, é um momento em que alguns incômodos relacionados ao ganho de peso e ao aumento na retenção de líquidos podem acontecer.

Pernas inchadas, falta de ar e dores na coluna costumam ocorrer em algumas mulheres, fazendo o tão esperado último mês de gestação ser um pouco desconfortável. A sensação de cansaço perto dos últimos dias antes do parto pode se acentuar, assim como a ansiedade por conhecer o seu filho. Mas tudo isso é comum e, lembre-se: é passageiro.

Nesses últimos dias, o mais importante é relaxar e aguardar a hora do parto. Praticar exercícios de respiração pode ajudar você nos momentos de mais ansiedade, que são muito naturais antes da chegada do seu bebê.

É importante que você se mantenha tranquila e busque reforço emocional durante todas as fases da gestação. Para se preparar melhor para as etapas que estão por vir, procure conversar com outras mulheres que já passaram pela mesma situação e trocar experiência. Claro, não deixe de esclarecer todas as suas dúvidas com seu obstetra!

Gostou do conteúdo? Quer ficar bem informada sobre esse período tão importante da sua vida? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos nossos conteúdos.

Posts relacionados

Deixe um comentário