5  dicas para fazer a festa de 1 ano do seu filho ser inesquecível

6 minutos para ler

É incontestável: os pais adoram celebrar o aniversário dos filhos, especialmente quando eles ainda são bem pequenos e tudo é uma novidade para os bebês. Porém, como a pandemia ainda é uma realidade em todo o país, muitos se questionam como fazer a festa de 1 ano da criança — que é um momento marcante na vida de toda a família.

Pensando nisso, trouxemos algumas ideias de como solucionar essa situação por meio de celebrações que têm poucos ou mesmo nenhum convidado e são feitas, em sua maioria, em áreas ao ar livre — para aproveitar o sol e a circulação de ar. Ficou com a curiosidade a mil? Então acompanhe o post para saber mais detalhes!

1. Festa drive-thru

A primeira sugestão é uma festa drive-thru que pode ser feita em uma área aberta ou em um estacionamento de um centro de eventos, restaurante, lanchonetes drive-thru etc. Você pode alugar parte ou mesmo todo o espaço, contratando a decoração festiva e optando por atrações para entreter a todos, como cinema e karaokês ao ar livre.

A comunicação entre os carros pode ser feita de diferentes formas, como microfones individuais e alto-falantes, algo que, certamente, vai entreter a todos os presentes.

O ponto alto dessa alternativa é que dá para reunir um número razoável de convidados, como tios e primos. No entanto, não há aglomeração ou interação direta entre vocês. Como isso é possível? Simples: porque cada parente fica no próprio carro e não sai dele. Além disso, os veículos mantêm uma distância considerável entre eles.

2. Festa picnic

Outra opção para a festa de 1 ano do bebê é fazer um picnic em um parque da sua cidade. Você pode aproveitar a manhã de um sábado ou domingo, por exemplo, e convidar tios e padrinhos para esse momento ao ar livre.

O mais legal aqui é que você pode celebrar essa data tão importante proporcionando um contato do pequeno com a natureza, o que, sem dúvidas, pode render ótimas fotos com ele descobrindo e se divertindo ao ver e tocar as árvores, a grama, as flores etc.

Quanto à decoração do local que vocês vão ocupar, não há muito mistério. Escolha uma toalha de boas dimensões, leve algumas almofadas coloridas, conte com alguns balões e flâmulas para enfeitar a área e, é claro, capriche nos lanches e quitutes.

3. Aniversário praiano

Fora o que já foi dito, que tal um aniversário praiano? Você, filho e cônjuge, podem pegar o carro e viajar para uma praia mais distante do litoral. Essa é uma boa oportunidade para sair da rotina, espairecer a mente e proporcionar um aniversário para lá de animado e cheio de aventuras para o bebê.

Vocês podem apresentá-lo ao mar, estar com ele no primeiro banho em uma praia, brincar de construir castelos de areia, catar conchinhas e celebrar a data cercados por natureza.

Vale lembrar que o horário mais indicado para a exposição solar é pela manhã, entre as 07 e as 10 horas, e que o protetor solar é indispensável. Inclusive, chapéus e camisetas de proteção UVA/UVB também são uma boa pedida. Afinal de contas, a pele das crianças é mais sensível que a dos adultos e merece mais atenção!

4. Festa temática no jardim e/ou quintal

A quarta sugestão é uma festa temática no jardim ou no quintal do seu lar para os pais e os avós — dependendo de qual deles existe no seu imóvel e, é claro, qual você prefere. Já quem mora em apartamento pode aproveitar a varanda sem problemas, ok?

A ideia é bem simples: você decora o espaço a partir de um tema que, certamente, vai agradar em cheio o bebê por ser lúdico, interativo e repleto de cores. Como opções há:

  • festa de circo: o espaço pode simular uma tenda, com itens circenses bem clássicos (bolas de malabarismo, cordas de atravessar e cartola do mágico) e a família caracterizada como uma trupe de palhaços;
  • festa de safári: o espaço pode simular uma selva, com muitos animais de pelúcia espalhados por ela (girafas, elefantes, leões etc.) e a família vestida a rigor como grandes exploradores;
  • festa do Mundo Bita: o espaço pode simular um dos episódios da série animada, com objetos que apareceram nele e a família vestida como o Bita e a garotada que se aventura com ele.

5. Comemoração online

Para encerrar, aqui vai uma sugestão para os pais que se sentem melhor fazendo algo mais restrito, mesmo que isso signifique só eles e o bebê: faça uma comemoração online. Sim, isso mesmo que você leu. Você não precisa abrir mão de compartilhar esse dia especial com os seus entes queridos.

Com a internet é possível, mesmo que à distância, unir todo mundo — tanto da família (avós, tios, padrinhos, primos etc.) quanto conhecidos do casal — para celebrar o desenvolvimento e o crescimento do bebê.

Para tanto, basta combinar um dia e um horário para que todos acessem a mesma plataforma de vídeo (como o Skype, o Zoom ou o Hangouts), podendo, assim, interagir uns com os outros. Para deixar todo mundo ainda mais no clima, uma dica é sugerir que cada pessoa vista uma roupa de cor específica e decore o próprio lar com alguns balões e adesivos de parede. Isso ajudará a criar um senso maior de unidade e confraternização.

Como você viu, há muitas formas de fazer a festa de 1 ano do seu bebê evitando aglomerações e ambientes fechados, mas ainda assim garantindo um momento inesquecível para os convidados e ótimas lembranças que poderão ser registradas e mostradas para o pequeno futuramente.

Por isso, escolha aquela sugestão que mais lhe agradou e se inspire nela! Por fim, não se esqueça de aferir a temperatura dos convidados (quando houverem) quando eles chegarem e de disponibilizar álcool em gel e máscaras descartáveis para quem precisar. Afinal, segurança nunca é demais, não é mesmo?

Aproveite e siga a gente Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn para conferir mais dicas de como aproveitar a primeira infância do seu neném!

Posts relacionados

Deixe um comentário