8 dicas de livros para mães de primeira viagem

6 minutos para ler

Não são poucas as mulheres que, ao descobrirem que estão grávidas, procuram por livros para mães de primeira viagem. Afinal, a leitura dessas obras ajuda a sanar diversas dúvidas sobre esse período e os desafios que ele traz, como se preparar para as mudanças no corpo ao longo da gestação, a ficar por dentro de como é o desenvolvimento do filho e, em especial, ao que se pode esperar do futuro enquanto mãe.

Ou seja, diversas lições valiosas, não é mesmo? Pensando nisso, montamos uma seleção superbacana com oito livros que, além de informativos e educativos, descomplicam o universo da maternidade. Vamos a eles?

1. O que Esperar Quando Você Está Esperando

Sabe aquele momento em que você não só compreende o que a gravidez significa, mas começa a se questionar por onde começar a se planejar para os meses de gestação? Pois é exatamente sobre isso que trata o título “O que Esperar Quando Você Está Esperando”.

Em quase 800 páginas, ele discorre sobre inúmeros assuntos, desde como escolher o obstetra que vai acompanhar você nos próximos meses — e ser uma peça fundamental para o pré-natal — até a o processo de decisão a respeito do tipo de parto desejado — seja ele normal, seja ele cesárea.

2. Coisas Bizarras que Você só Descobre Quando Está Grávida

Apesar do nome peculiar, “Coisas Bizarras que Você só Descobre Quando Está Grávida” é um livro que aborda com inteligência e bom humor as particularidades que as mulheres só entendem quando realmente vivenciam a gestação.

É o caso, por exemplo, do aumento do apetite (especialmente por alimentos para lá de exóticos), das mudanças físicas nem sempre esperadas e das variações emocionais e de humor. Também pode-se esperar uma rotina diferenciada de sono, cuidados a mais com a própria saúde física e mental e até mesmo diferentes perspectivas de como fica a vida íntima com o parceiro.

3. As Primeiras Quatro Estações

As “Primeiras Quatro Estações” é, sem dúvidas, uma obra escrita por uma mãe que tem muito a ensinar para as futuras mães. Isso porque a autora, que teve gêmeos na primeira gestação, compartilha a própria jornada com a maternidade ao longo dos capítulos.

Ela retrata com muito cuidado e delicadeza as incertezas, as preocupações, os medos e, em especial, as dificuldades pelas quais passou durante a gravidez e logo após o nascimento dos filhos. Além disso, mostra como essas experiências moldaram a visão dela enquanto mãe e mulher.

4. Quando o Corpo Consente

Outro dos livros para mães de primeira viagem que precisa estar nesta lista é “Quando o Corpo Consente”. Afinal, ele retrata, com riqueza de detalhes, as mudanças fisiológicas, anatômicas e, inclusive, psicoemocionais nas mulheres durante os nove meses de gravidez.

De quebra, ela ainda apresenta dicas bem interessantes sobre cuidados e atividades físicas que as gestantes podem adotar no dia a dia para melhorar o bem-estar e a disposição — considerando, por exemplo, o período da gestação, as recomendações médicas e as próprias necessidades da mulher.

5. A maternidade e o Encontro com a Própria Sombra

Em “A maternidade e o Encontro com a Própria Sombra”, a autora debate sobre o processo de criação de vínculo da mãe e da criança desde o período da gravidez. Para isso, ela se aprofunda na forma como a mulher interage com o mundo durante a maternidade (quando é dois em uma) e nos preparativos para a tão esperada chegada do bebê.

Além disso, o livro traz ensinamentos úteis sobre como lidar com a montanha-russa emocional pela qual milhares de gestantes passam e como isso gera aprendizado para toda a vida.

6. As 5 linguagens do Amor das Crianças

Por sua vez, “As 5 linguagens do Amor das Crianças” trata dos laços afetivos que criamos com os filhos e como os pais devem demonstrar esse amor de forma inteligente e adaptável, principalmente quando nos referimos a bebês.

No decorrer da obra, somos apresentados às principais formas de se fazer presente e acolher os pequenos. Por exemplo, por meio do contato físico, das palavras afetuosas, da participação nas primeiras experiências de vida, da comunicação (mesmo aquela mais gestual e menos verbalizada) e da união familiar.

7. Nasceu, e Agora?

Além das sugestões mencionadas, há o “Nasceu, e Agora?”. Essa é uma obra bem diferente em relação às demais porque não foca na gestação, mas sim no que vem depois do nascimento do bebê — algo que é muito importante e que também precisa ser debatido.

Afinal, a amamentação, a troca de fraldas, a rotina de sono do recém-nascido, o período de resguardo e o calendário de vacinação dos bebês, por exemplo, são assuntos que costumam gerar inúmeros questionamentos e nem sempre é fácil e rápido encontrar respostas.

Diante disso, o autor, que é médico obstetra, faz um verdadeiro compilado de informações que ajudarão (e muito) as futuras mães a saber onde, como e quando agir.

8. O Livro que Você Gostaria que seus Pais Tivessem Lido

Por último, há “O Livro que Você Gostaria que seus Pais Tivessem Lido”. Escrito por uma renomada psicóloga britânica, ele reúne uma série de reflexões sobre o que, de fato, é ser pai e mãe e como podemos nos preparar para assumir esse papel.

Para isso, a profissional trata sobre questões como o medo de errar na criação dos filhos, a preocupação com o correto desenvolvimento das crianças, o controle de expectativas sobre como será o futuro dos pequenos quando se tornarem adolescentes e adultos, a relação materna e as emoções envolvidas nela e muito mais.

Viu só como a nossa lista de livros para mães de primeira viagem aborda diversos assuntos relacionados à maternidade, tratando diretamente das suas dúvidas e inseguranças? Portanto, você já sabe o que fazer: comece a conferir o que cada obra traz.

Vale lembrar que esses títulos podem ser encontrados tanto em formato físico quanto online. Ou seja, você tem mais praticidade de escolha conforme os seus hábitos e preferências de leitura!

Ah, e aproveitando que falamos bastante sobre maternidade, continue em nosso blog e conheça quais são os principais testes nesse período para identificar doenças em recém-nascidos!

Posts relacionados

Deixe um comentário