Conheça os 8 principais modelos de berço para bebês

6 minutos para ler

Pensando no tão sonhado quartinho do bebê? Conhecer os modelos de berço pode ser o ponto de partida para essa etapa tão importante na construção do enxoval. Existem opções variadas, e o mais importante é optar pela que mais combina com o estilo da família.

Separamos 8 modelos de berço para que você possa desbravar as possibilidades e dar os primeiros passos na organização da casa para a chegada do bebê. Aproveite para avaliar com carinho qual deles mais combina com a sua forma de encarar a maternidade. Boa leitura!

1. Berço americano

Entre os modelos de berço, o americano é um dos mais conhecidos e utilizados pelas famílias. Ele é caracterizado pelas medidas amplas, com em média 1,30m de comprimento e 70cm de largura.

Na estrutura, o berço americano segue o padrão tradicional — com grades e a possibilidade para regulagem de altura do colchão. Esse é um diferencial que, na prática, facilita bastante a interação com o bebê nos primeiros meses de vida.

Enquanto a criança ainda é recém-nascida, é seguro deixá-la em uma posição com o colchão mais alto. A partir do momento que se desenvolve e começa a explorar o mundo ao seu redor, é interessante ter a possibilidade de abaixar o colchão para minimizar os riscos de acidentes.

2. Berço com cômoda ou trocador

Avaliar as possibilidades e as medidas do cômodo é um ponto de atenção na hora de montar o quartinho do bebê. Para quem conta com espaço limitado, o berço com cômoda (ou trocador) é uma boa pedida.

Os modelos de berço versáteis, que combinam a cama com um trocador ou uma cômoda lateral, são bastante interessantes e até mesmo uma alternativa chamativa para os pais que vão utilizar o quarto do filho mais velho para receber o novo bebê.

Na hora de montar o enxoval, a opção pode até mesmo ser um caminho para otimizar o investimento em móveis e conseguir caprichar ainda mais na seleção das roupinhas e brinquedos, assim como na reforma do quarto.

3. Berço acoplado

Nas primeiras semanas de vida, é natural querer ter o bebê por perto. Um recém-nascido demanda muitos cuidados, e um dos modelos de berço ideal para essa fase é o berço acoplado.

O berço acoplado é uma alternativa que pode ser utilizada encaixada à cama tradicional (seja de solteiro ou casal). Geralmente, o modelo conta com regulagem de altura, o que faz com que a sua instalação seja bastante simples.

O berço acoplado contribui para o fortalecimento dos laços entre o recém-nascido e os pais, permitindo que a cama compartilhada seja feita com toda a segurança. Para a fase de amamentação durante as madrugadas, o berço compartilhado também é ideal. Afinal, deixa a mamãe mais tranquila, sem precisar se locomover entre o quarto da criança e o dos pais.

Ainda assim, o berço acoplado não é uma solução definitiva. Ele deve ser utilizado essencialmente nos primeiros meses de vida e de acordo com as instruções.

4. Berço oval

O berço oval tem o seu charme e, por si só, é um móvel que dá um toque diferente na decoração do quartinho do bebê. Entre os modelos de berço, ele faz parte dos que acompanham as fases do crescimento do recém-nascido — com direito a ajustes na altura do colchão.

Geralmente, a primeira fase do berço oval é aquela na qual é utilizado como um ninho, ou uma bolinha, e depois é ajustado para o formato mais amplo (com mais espaço para a criança). Por fim, pode perder uma das grades laterais, permitindo maior liberdade para os pequenos.

Todo o charme do design do bercinho oval, no entanto, tem um outro lado a ser avaliado. O modelo de berço pede por roupas de cama diferentes do padrão normal e, muitas vezes, feitas sob medida. Vale levar isso em conta antes de fechar a compra.

5. Berço moisés

O berço moisés é muito prático para os bebês recém-nascidos. O modelo geralmente é portátil, podendo ser levado pela casa. Nos pés, conta com uma base que permite que seja feito o balanço que acalma a criança.

Além da versão berço, o moisés pode ser encontrado no modelo a ser acoplado ao carrinho de bebê, o que é uma ótima alternativa para os primeiros meses de vida do neném.

6. Berço que vira cama

Falando em versatilidade, entre os modelos de berço está o que vira cama. Ele é adequado para os pais que buscam uma alternativa que possa ser utilizada nos primeiros anos de vida do bebê.

O berço que vira cama acompanha as fases do desenvolvimento do bebê. Com grades frontais removíveis e ajuste na altura, ele deve ser adaptado junto do crescimento da criança.

7. Berço portátil

Para os pais que costumam passar finais de semana em casas de campo ou fazendas, os berços portáteis são super práticos e necessários. Eles podem ser transportados com facilidade e garantem a segurança da criança nos primeiros meses de vida.

O berço portátil também vai bem na casa dos avós, além de ser uma alternativa interessante para viagens em família. Esse é um daqueles itens da lista do enxoval que deve ser avaliado de acordo com a rotina da família e pode ajudar bastante os pais.

8. Berço montessoriano

Para estimular o desenvolvimento das crianças, o berço montessoriano é um modelo perfeito. Ele tem como característica mais marcante o fato de ter o colchão rente ao chão, favorecendo a liberdade da criança desde os seus primeiros dias de vida.

O berço e quarto montessoriano permitem que o bebê explore o ambiente ao seu redor e possa se movimentar com liberdade pelo cômodo, a partir do momento que começa a engatinhar. Para tal, a decoração do ambiente deve ser pensada em todos os detalhes, para garantir a segurança dos pequenos.

Conhecer os modelos de berço é importante. Mas também é necessário entender como cada um deles pode se encaixar na vida do seu bebê e da família. Por isso, antes de se decidir, lembre-se de avaliar qual o espaço disponível para o berço, qual será o seu tempo de uso, de que forma ele pode ser utilizado, o quão prático ele é e, ainda, o quanto ele combina com os seus sonhos para a decoração.

Entre todos os modelos de berço, qual o seu preferido? Aproveite para conferir todas as possibilidades e escolher o ideal para o seu bebê!

Posts relacionados

Deixe um comentário