Por que ocorre a mudança de humor na gravidez?

6 minutos para ler

Você já conhece o poder dos hormônios sobre as suas emoções durante a TPM, não é mesmo? A produção de progesterona e estrogênio pelo ovário antes da fecundação é a responsável pelos sintomas característicos desse período.

Agora imagine o rebuliço que ocorre no útero quando um óvulo é fecundado? Pois é, logo de início ele passa a produzir o HCG, um dos primeiros hormônios responsáveis pela mudança de humor na gravidez. É aí que começa a montanha russa de emoções, tão característica dessa fase.

Mas não há motivo para se preocupar, pois isso é natural e faz parte da gestação. A boa notícia é que dá para aliviar essas oscilações e aproveitar todos os sentimentos bons que o período proporciona para a mamãe. Você sabe que pode contar com a gente, certo? Por isso nós fizemos este artigo completinho.

As mudanças de humor na gravidez

Logo no começo da gravidez, tem muita coisa acontecendo no corpo, como as mudanças hormonais, além da emoção do momento, é claro. Por isso mesmo, as alterações no humor costumam ser intensas e repentinas. Durante as fases da gravidez isso tende a mudar de acordo com o período de gestação.

Primeiro trimestre

Novos hormônios começam a ser produzidos em grande escala, como é o caso do HCG — o mesmo que é usado no exame que detecta a gravidez. Quando o HCG passa a circular pela corrente sanguínea o corpo é informado de que há uma nova vida em formação e que algumas mudanças precisam acontecer. Entre elas, o aumento da produção de progesterona e estrogênio.

Outros hormônios importantes começam a ser produzidos pela própria placenta, como o HLP (hormônio lactogêncio placentário), responsável, junto com prolactina e o estrogênio, pelo desenvolvimento das mamas e da lactação. Por isso elas ganham volume logo no início.

A grande quantidade de progesterona é a responsável pelos conhecidos enjoos, além de provocar sonolência, cansaço e algumas alterações de humor.

Já o estrogênio estimula a dilatação dos vasos sanguíneos e prepara o sistema vascular para o aumento do fluxo de sangue. Ele também é responsável pela libido, então não estranhe se o seu apetite sexual se intensificar.

Segundo trimestre                  

Essa pode ser considerada a fase mais tranquila emocionalmente para a gestante. O corpo já se adaptou às mudanças e elas já não ocorrem de forma brusca. A mulher, no geral, já assimilou a ideia da maternidade, os enjoos cessaram e com isso o humor fica mais estável.

Terceiro trimestre

O aumento da barriga e as mudanças corporais podem trazer incômodos físicos, como mobilidade reduzida, dificuldade para dormir, necessidade constante de urinar, dores nas costas. Tudo isso, e mais a ansiedade pelo momento do parto, podem trazer de volta as mudanças de humor na gravidez.

Pós parto

Com o nascimento do bebê começa uma nova revolução hormonal. É no pós-parto que muitas emoções se afloram. A queda brusca nas quantidades de estrógeno e progesterona — produzidos em grandes quantidades pela placenta — tende a acentuá-las ainda mais.

A mulher ainda sente os efeitos da gestação e do parto sobre o corpo e pode se sentir cansada. A nova rotina de cuidados com o bebê e a amamentação, principalmente se for o primeiro filho, não favorecem o descanso, por isso é frequente que a mulher sinta-se insegura.

Algumas mamães podem desenvolver depressão pós-parto, e por isso é muito importante contar com uma rede de apoio, que pode ser constituída por familiares, amigos ou profissionais de saúde. Saiba que, caso isso ocorra, é uma fase passageira e logo tudo voltará ao normal.

As dicas para lidar com a mudança de humor na gravidez

Ter conhecimento e compreender as mudanças que ocorrem no seu corpo durante a gestação é fundamental para lidar bem com todas as emoções e sentimentos naturais dessa fase. Você pode se preparar para isso com algumas atitudes simples.

Cuidar da alimentação

Uma boa alimentação, rica em vegetais, frutas e alimentos não processados, é a base para um corpo saudável e uma boa gestação. Comidas industrializadas são ricas em sódio e substâncias que podem aumentar a retenção de líquidos e o desconforto.

Descansar

Gerar uma nova vida exige energia e você precisa estar preparada. Se a sua gravidez é normal, você poderá seguir com a sua rotina, mas saiba reconhecer os sinais do corpo e desacelere um pouco. Uma boa noite de sono ou um cochilo após o almoço podem fazer milagre sobre a mudança de humor na gravidez.

Fazer atividades físicas

Se você nunca fez exercícios antes, talvez não seja a hora de se matricular em uma academia. Atividades como alongamento, yoga, hidroginástica ou meditação são mais indicadas e ajudam a acalmar. Até mesmo uma caminhada tranquila ao ar livre pode ser relaxante.

Mudar o foco

É natural que a gravidez passe a ocupar boa parte dos pensamentos e ações da mulher. Contudo, é saudável buscar, de vez em quando, atividades que não estejam relacionadas à maternidade. É preciso um certo equilíbrio.

Expressar seus sentimentos

Na verdade, isso vale para qualquer fase da vida. Contudo, durante a gestação, isso é especialmente importante, pois, com as oscilações de humor, qualquer coisa pode se tornar uma discussão. Antes que isso aconteça, tente mostrar como você se sente a respeito do assunto.

Evitar conflitos

Sabe aquela situação ou pessoa que você sabe que pode ser um problema? Então, fuja dela. Evite ao máximo se envolver em questões que poderiam fazer você perder o controle. Claro que nem sempre isso é possível, mas você pode contornar uma porção delas.

Informar-se

Procure criar o seu grupo de apoio. Mantenha contato com outras gestantes, amigas que já tiveram filhos, profissionais de saúde e até psicólogos. Quando você percebe que a sua experiência é parecida com a de outra pessoa, pode lidar melhor com as emoções e reduzir a insegurança e a mudança de humor na gravidez.

O primeiro passo você já deu, que é entender por que ocorrem as mudanças de humor na gravidez. Agora que você está mais tranquila e sabe que isso é absolutamente normal, coloque algumas das nossas dicas em prática e aproveite a gestação com muita leveza.

Nós queremos que a sua maternidade seja incrível, por isso produzimos conteúdo de qualidade. Assine a nossa newsletter e receba as melhores informações!

Posts relacionados

Deixe um comentário